Emissão de Decore tem redução de 78,5% após novo sistema
O número de emissões da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore teve redução de 78,5%, após a implementação no novo sistema, em 16 de maio. A informação faz parte de um relatório elaborado pela Diretoria de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade.
De acordo com o documento, do lançamento até o fim de setembro, houve 1.798 emissões, enquanto no mesmo período do ano passado foram 8.398 emissões. A diferença sugere que profissionais de contabilidade e seus clientes estão sendo mais criteriosos ao solicitar ou ao emitir a Decore.
Segundo a coordenadora da Fiscalização do CRCCE, Lúcia Negreiros, dentre as razões para a redução estão a necessidade de apresentar todos os documentos comprobatórios que embasam a emissão da Decore, além de ser necessária a apresentação de certificação digital do profissional contábil.
Para a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, a mudança nas normas de emissão do Decore significa um aumento na credibilidade do documento. “Facilita o trabalho da Fiscalização e garante uma segurança maior para o contador e para o comércio”, afirmou. “Ganham os contadores, o mercado, a sociedade e o Estado”, completou.