Receita lamenta “transtornos” causados na Coleta do CNPJ
Em comunicado aos usuários do Sistema Coleta do CNPJ, a Receita Federal lamentou o que chamou de “transtornos” causados pelo “problemas técnicos” apresentados na nova versão do Sistema de Coleta do CNPJ. “A Receita Federal vem envidando todos os esforços para resolver o problema, com a urgência que o caso requer”, afirma a nota, assinada pelo Subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso. Veja a íntegra do documento:
“Foi implantada dia 15/08, segunda-feira, uma versão atualizada do Sistema de Coleta do CNPJ integrada com as Juntas Comerciais e as Prefeituras Municipais, com novas funcionalidades, que têm por objetivo integrar, simplificar e unificar os processos de abertura, alteração e legalização de empresas.
Entretanto, desde a sua implantação, a nova versão do Coleta do CNPJ tem apresentado problemas técnicos que estão causando a sua instabilidade. Segundo nota do Serpro, empresa responsável pela manutenção do sistema, o problema decorre do grande volume de dados transitando no ambiente da aplicação.
A Receita Federal vem envidando todos os esforços para resolver o problema, com a urgência que o caso requer, monitorando de forma permanente o comportamento do sistema e coletando relatórios periódicos, com o objetivo de retornar à normalidade e ao padrão de qualidade do serviço prestado pela Instituição.
Os serviços de integração com as Juntas Comerciais e a disponibilidade do sistema já estabilizaram. Porém, ainda há registro de lentidão na mudança de telas e no processamento das solicitações de atos cadastrais.
A Receita Federal lamenta os transtornos causados aos usuários e aos parceiros institucionais integrados ao Sistema (Juntas Comerciais, Administrações Tributárias e demais órgãos estaduais e municipais) e se compromete a comunicar imediatamente qualquer alteração no cenário atual.”