Vanderley Viana: “A TV CRC será a ação marcante neste exercício”

GetAttachment

O novo vice-presidente de Ações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade, Vanderley Viana, analisa o convite para compor a mesa diretora como a realização de um sonho. “Fiquei atônito com esse honroso convite”, afirmou. Vanderley Viana substitui Pretextato Mello, que agora responde pela vice-presidência de Administração.

Para o vice de Ações Institucionais, a meta em 2016 será a implementação pioneira da TV CRC. “Temos esse grande desafio neste ano”, disse em entrevista ao portal de notícias do CRCCE. “A nossa TV será a ação marcante neste exercício”, concluiu.

Na entrevista a seguir, Viana avalia o papel do CRCCE e conta o que pretende fazer na vice-presidência.

CRCCE- Como o senhor recebeu o convite para formar o novo Conselho Diretor? Foi surpresa?

Vanderley Viana- Todo ser ativo deve sonhar, e esse foi realmente a concretização de um sonho. Todo profissional da contabilidade deseja fortemente fazer parte do Conselho Diretor da sua classe, especialmente compor o colegiado do CRCCE, um dos mais atuantes Conselhos de classe do Brasil.  Estou fazendo parte do CRCCE desde 2014, e verdadeiramente não esperava esse honroso convite. Fique atônito, quando me foi dirigido o convite. Depois me acalmei e aceita o desafio.

CRCCE- Como o senhor avalia o CRCCE hoje, especialmente na área em que você vai atuar?

Vanderley Viana – Fazer uma avaliação do trabalho do CRC-CE é uma tarefa fácil, porque já venho atuando há dois anos e conheço a metodologia, a política de atuação, a qualidade das decisões e a firmeza de propósitos da administração da entidade. Na minha área específica de atuação, não é fácil o trabalho. O CRCCE está inserido em todos os setores da nossa sociedade, tem uma contribuição fabulosa no tocante à moralização e à ética dos profissionais de contabilidade do estado. A nossa vice-presidência deve estar sempre atenta para a defesa dos interesses da classe e do CRCCE.

CRCCE – Quais são suas metas para este primeiro ano? Por onde começar?

Vanderley Viana – Simultâneo à nossa posse, tivemos o encontro de planejamento das ações de cada área do CRCCE, para o exercício de 2016, notadamente, compatibilizando as ações com a previsão orçamentária estimada para o exercício. Nas Ações Institucionais, pretendo desenvolver ações de relações públicas do CRCCE, participar de reuniões com órgãos públicos e privados, além de manter elevado o nível de relacionamento entre o CRCCE e as entidades, especialmente aquelas ligadas à classe  contábil cearense. Entretanto, temos um grande desafio neste ano, qual seja, a implementação pioneira da TV CRC. Essa será a ação marcante neste exercício.

CRCCE – É possível uma maior presença da sua vice-presidência no interior?

Vanderley Viana – Não é possível se trabalha qualquer ação sem notar a representatividade da classe contábil do interior do Estado. Não só na área de minha atuação, como de todo CRCCE. O grau de importância é o mesmo. Temos vários colegas atuando como vice-presidente do colegiado atual, bem como a forte atuação dos 32 Delegados do CRCCE, eleitos para exercício de 2016. Esse trabalho permanente dos delegados no interior praticamente neutralizou a antiga lacuna que diferenciava a capital do restante do Estado. A nossa vice-presidência deseja atuar sempre em consonância com o Interior e, sempre que necessário, iremos interagir in loco com os delegados.

CRCCE – O que o Senhor faz na vida profissional?  Vai atrapalhar?

Vanderley Viana – Boa Pergunta. Várias pessoas já me perguntaram o que ganho com esse trabalho. Verdadeiramente, as pessoas que procuram desenvolver trabalhos nessas entidades de classe, sejam o CRC-CE, Sindicatos, Federações, são pessoas que escolheram uma missão de servir a uma classe ou a uma categoria, de forma voluntária. No meu caso, já exerci a profissão contábil no Sistema FIEC, por 42 anos. Estou aposentado por tempo de serviço, fazendo trabalhos de consultoria nas áreas sindical e contábil para algumas entidades, além de ser o controlador de uma empresa de minha família. O nosso tempo logicamente que é curto, temos que administrar bem esse tempo, porque o CRCCE nos toma bastante. Porém é muito gostoso trabalhar para o CRCCE. É a nossa paixão.