Semana do Contador 2024: homenagens, capacitações e conquistas marcam celebrações no Ceará

A Semana do Contador 2023, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), foi marcada por uma série de eventos e homenagens que celebraram a importância da classe contábil no desenvolvimento econômico e social do estado. Entre os dias 22 e 28 de setembro, profissionais da contabilidade participaram de ações na capital, interior e em formato remoto, com destaque para cursos de capacitação, solenidades e momentos de integração.

No dia 22 de setembro, os contadores foram homenageados na imprensa. A programação incluiu a exibição de um VT especial na TV Verdes Mares e uma matéria no caderno de contadores do jornal O Povo. Um painel de LED e outdoors foram instalados próximos à sede do CRCCE em Fortaleza, reforçando a visibilidade da classe. Ainda no domingo, em Sobral, o representante Camerino Lopes organizou uma feijoada que reuniu profissionais da contabilidade em comemoração ao Dia do Contador.

No dia 23 de setembro, a programação seguiu com um curso em Tauá, onde a Presidente da Comissão de Normas Técnicas Trabalhistas e Previdenciárias, Eridan Mourão, ministrou uma capacitação sobre FGTS Digital, DCTFWeb e Processos Trabalhistas. No mesmo dia, os vice-presidentes Sandra Solon e Adalberto Vitor participaram do CRCCE CAST, discutindo os avanços da contabilidade cearense. Em Fortaleza, a Câmara Municipal também prestou homenagem à classe contábil em uma solenidade especial.

Já no dia 24 de setembro, foi a vez de Limoeiro do Norte sediar o curso “Autorregularização SEFAZ”, conduzido pelos auditores fiscais Tales Freitas e Nonato Oliveira. A representante Irani Maria de Lima divulgou o evento na imprensa local. Na capital, o CRCCE promoveu uma Hora Técnica sobre relatórios de sustentabilidade com Daniele Silvestre e Mateus Oliveira. O dia foi encerrado com uma homenagem na Assembleia Legislativa do Ceará, onde contadores foram reconhecidos por sua contribuição ao estado.

No dia 25 de setembro, Quixadá recebeu o curso de autorregularização no Simples Nacional, ministrado por Tarcísio Roma, Vice-Presidente da Comissão de Tributos Municipais. No mesmo dia, uma solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Iguatu para celebrar o Dia do Contador, com a participação de Felipe Nascimento e profissionais locais. Na sede do CRCCE, ocorreu uma reunião ordinária do Conselho Diretor, seguida de uma plenária especial aberta ao público, encerrada com um momento de networking.

O 26 de setembro foi marcado pelo Primeiro Workshop da Comissão de NBC Aplicada às Entidades Desportivas, que contou com a participação de Roger Mesquita, Assistente Técnico da Lei de Incentivo ao Esporte, e Paulo Mota, da CEGÁS, sob mediação de Denise Rodrigues, docente do IFCE.

Já no dia 27, a Receita Federal concedeu o Certificado de Reconhecimento à Classe dos Contadores, em reconhecimento à parceria com a Administração Tributária e Aduaneira na promoção da Conformidade Tributária e da Cidadania Fiscal. O evento teve a presença do presidente do CRCCE, Fellipe Guerra, e das vice-presidentes Sandra Solon, Karla Carioca e Welynádia Rodrigues. Na sede do Conselho, um Ciclo de Palestras abordou temas como a nova DRE e normas internacionais, saúde mental no ambiente corporativo e a abertura de empresas pelo WhatsApp. Durante o evento, também foi firmado um convênio com a FIPECAFI, e mais de 200 novos integrantes tomaram posse nas comissões.

Encerrando as comemorações, no dia 28 de setembro, uma manhã esportiva foi realizada na Unifor, organizada pela Comissão de Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas a Entidades Desportivas, liderada por Anna Beatriz. O evento proporcionou um momento de confraternização entre os profissionais da contabilidade, concluindo de forma festiva uma semana que destacou a relevância e as conquistas da classe contábil no Ceará.