Comissão de Tributos Federais realiza reunião de alinhamento

No último dia 24, a Comissão de Tributos Federais realizou reunião com seus membros. Na ocasião foi discutido sobre o calendário das reuniões, apresentação dos objetivos e planejamento das ações da Comissão.

Participaram do encontro a presidente, Oreniva Patrícia dos Santos Alves, a vice-presidente, Jacinta Rocha da Silva, e os membros Alessandra Varela Ponte, Ana Carolina Pereira Dutra Miranda, David Rodrigues de Sousa Soares, Diego Raphael Ferreira Angelim, Domingos Getúlio de Abreu, Francisco Ossian Bezerra, Jackeline Lucas Souza, Joao Paulo Maia de Alencar Tavares, Mariana Leite e Raquel Vidal Vasconcelos Surima.

De acordo com a presidente, o primeiro momento foi reservado para a apresentação dos membros e a divulgação de alguns informes. “Entre os comunicativos, informamos também que a participação em comissões do CRCCE não gera vínculo empregatício e nenhum tipo de remuneração,  conforme o Resolução 761/2021, sendo, portanto, uma atividade voluntária, dentro das possibilidades de cada membro, com agendamento prévio das reuniões”, explica.

No segundo momento alinhamos o objetivo desta Comissão junto ao CRCCE. “A comissão terá objetivo de estudar as normas tributárias no âmbito federal e elucidar tais normas para a classe contábil, gerando conteúdo para a classe, elaboração de artigos e outros  materiais. A comissão também está disponível para sanar dúvidas que forem encaminhadas para a mesma e  demais ações que nos forem requisitados”, pontua.

Na sequência foi apresentado o calendário de reuniões: “As reuniões serão realizadas na penúltima quinta-feira do mês, no horário das 20h, e realizadas  de forma remota, eventualmente poderá ser presencial, a depender da disponibilidade dos membros. As datas poderão ser alteradas previamente, desde que a maioria dos membros concorde. Haverá convocação oficial para as reuniões por meio do CRCCE”, diz Patrícia.

Por fim, Patrícia conta que foi elucidado a forma de trabalho da Comissão, que se darão por segmentos econômicos, conforme sugestão do membro João  Paulo, e que foi aprovado por todos os presentes. “Assim, iremos elaborar mensalmente um material de  estudo tributário por uma área da economia, o que entendemos que irá gerar mais valor para a classe  contábil. Para a próxima reunião, o segmento escolhido foi o da Construção Civil”, declara.

A presidente concluiu informando que também haverá o momento de oportunidades tributárias.”Onde também analisaremos as notícias atuais para  elaborarmos o entendimento do grupo e gerar conteúdo para publicação do CRCCE”, finaliza.

Equipe de Comunicação do CRCCE

Contato: imprensa@crc-ce.org.br