Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRC-CE realiza sua primeira reunião

Nesta quinta-feira (17) a Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRCCE se reuniu no plenário da Sede do Conselho para a realização da primeira reunião da Comissão que ocorreu no formato híbrido. Participaram, presencialmente, o presidente da Comissão, Antônio Quirino, a vice-presidente, Heleni Rocha, e os membros, Roni Cunha, Benedita Vieira e Tânia Chagas. Na modalidade remota, Karla Carioca, membro e também conselheira do CRC, Romildo Gleyson, Roque Martins, Socorro Cândido, Gleyciane Silva, Kamyla Barros, Antônio Eronilton e Valéria Loiola, membro e delegada de Tauá.

De acordo com o presidente, a reunião se deu em vários momentos. Inicialmente, houve a sua apresentação e como se deu a formação da Comissão. “Explicou que o primeiro passo é dar continuidade nos trabalhos da Comissão anterior, com isso fiz o convite aos membros ainda restantes, para se juntarem aos demais membros para formarem a nova gestão”, explica.

Em seguida, o presidente abriu espaço para a apresentação dos integrantes. Cada membro falou sobre si, suas contribuições, experiência no terceiro setor, e suas expectativas como membro da Comissão. Com as devidas apresentações, o professor Antonio Quirino, deu início a sua fala, explanando sobre os objetivos, os membros e a forma de participação na Comissão. 

Dando continuidade, o professor Quirino trouxe sugestões de ações como a criação de grupos de trabalhos em diversas temáticas inerentes ao terceiro setor, tais como: a legislação contábil, tributária, certificação, captação de recursos e parcerias. E apresentou um planejamento a ser debatido com os membros, sobre as primeiras ações da Comissão, entre elas: a apresentação da comissão aos profissionais e sociedade através de uma reunião aberta; início do período de declaração do imposto de renda pessoa física para a fomentação da doação a instituições filantrópicas; e sobre a nova lei do CEBAS a LC 187/2021. “Ao meu ver estas temáticas estão em destaque para o terceiro setor no momento”, explica.

O presidente destaca ainda que durante toda a reunião o debate ficou aberto para os membros. “Busquei a opinião dos participantes sobre o que foi explanado, surgindo várias sugestões e objetivos a serem pautados pela comissão”, conclui.

 

Equipe de Comunicação do CRCCE

Contato: imprensa@crc-ce.org.br