Sessão extraordinária homologa duas chapas à eleição de novembro
Duas chapas foram homologadas, nesta terça feira (29), e estão aptas a concorrer na eleição de um terço dos membros do Conselho Regional de Contabilidade. A confirmação foi oficializada em sessão solene extraordinária, depois de votação nominal e aberta dos pedidos de impugnação de ambas as chapas. Dezessete conselheiros votaram.
O primeiro pedido de impugnação, relativo à chapa 2 (oposição), teve parecer contrário do relator, Adalberto Ferreira de Sousa. O relator, entretanto, pediu a impugnação de dois dos membros da chapa, que não cumpririam as exigências da legislação eleitoral. Nestes casos, a norma prevê a substituição do integrante, no prazo de três dias.
O segundo pedido de impugnação, relativo à chapa 1 (situação), foi apresentado durante a sessão, por Eugênio Frota, depois de pedir vistas do processo. A sessão ficou suspensa durante 30 minutos. Sobre o possível impedimento de inscrição de dois dos componentes da chapa 2, Frota acatou um deles e defendeu a manutenção do outro nome.
A assessora jurídica do CRCCE e integrante da Comissão Eleitoral, Micheline Holanda, tirou dúvidas dos conselheiros. Antes da votação, uma terceira proposta, de conciliação, foi apresentada por Heitor Batista Júnior, pela homologação das duas chapas e pelo impedimento de apenas um dos membros da chapa 2.
A proposta de conciliação venceu com 14 votos. Com o relator Adalberto Ferreira de Sousa, votaram ele próprio e um conselheiro. E o relator Eugênio Frota teve apenas o próprio voto. As chapas são compostas por 12 membros (seis são suplentes), contadores ou técnicos em contabilidade. Os eleitos terão mandato de quatro anos. A eleição será realizada nos dias 17 e 18 de novembro próximo, pela internet.