Pela primeira vez, um contador assume a presidência do CONDECON: Emílio Moraes é nomeado para o biênio 2025-2027
Em um marco inédito para a classe contábil cearense, o contador Emílio Moraes foi nomeado presidente do Conselho de Relacionamento com o Contribuinte (CONDECON), da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), para o biênio 2025-2027. É a primeira vez que um profissional da contabilidade assume a presidência do colegiado, reforçando o protagonismo da categoria nas discussões sobre políticas tributárias e relacionamento entre o fisco e a sociedade.
A nomeação foi oficializada no dia 7 de abril, durante o Encontro de Membros Efetivos e Suplentes do CONDECON, realizado na sede da Sefaz. Emílio também preside o Conselho Temático de Economia, Finanças e Tributação (COFIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e vem se destacando pela atuação propositiva e técnica.
Para ele, o CONDECON é um espaço essencial de construção coletiva. “O CONDECON representa uma oportunidade em que as entidades de classe podem ter uma abertura maior com a Sefaz, para sugerir novas leis ou ajustes que sejam mais coerentes com as necessidades de tributação. É um caminho legal para debatermos a legislação e o cumprimento de obrigações acessórias”, afirmou.
O novo presidente faz questão de ressaltar a importância do CRCCE no processo de diálogo com a administração pública. “Nosso objetivo é identificarmos um calendário e fazermos a divulgação desse cronograma. Esperamos e contamos com a colaboração do presidente Fellipe Guerra e de toda a equipe do Conselho para que nos encaminhem possíveis solicitações e temas que possam ser incluídos na pauta. Em 2026 teremos uma fase importante de implementação da reforma tributária, com início de obrigações e, em 2027, já com os recolhimentos. Esse será um tema central nos debates do CONDECON”, destacou.