Sistema de Contabilidade Lidera Ranking de Transparência em Auditoria do TCU

22/08/24 – O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou os resultados de uma auditoria que avaliou a transparência dos conselhos de fiscalização profissional, destacando o Sistema de Contabilidade como o mais transparente do Brasil. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e seus regionais, incluindo o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), se destacaram ao publicar 99% das informações requeridas em dados abertos. Esse desempenho colocou o Sistema de Contabilidade no topo do Ranking de Transparência por Sistema de Fiscalização Profissional. Foram analisados 29 sistemas profissionais e 554 conselhos, com foco na publicação de informações em formato de dados abertos, conforme exigido pela Lei de Acesso à Informação (LAI).