CRCCE disponibiliza áudios com orientações sobre o IRPF 2022

No próximo dia 7 de março, inicia-se o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022, onde, segundo a Receita Federal, estima-se que 34,1 milhões de declarações deverão ser enviadas. Com o intuito de ajudar a categoria contábil, o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRCCE, foi fonte para o Sistema Jangadeiro de Comunicação. Ao longo da programação durante todo o mês de março serão divulgadas dez sonoras sobre o IRPF 2022.

Segundo o presidente do CRCCE, Fellipe Guerra, a figura do profissional contábil é de extrema importância nesse processo. “É divulgado que mais de um milhão de contribuintes devem corrigir os dados para sair da malha fina em 2022. Então reforço, que tanto na apuração como no momento de preencher a declaração, é necessária a orientação de um contador, pois requer atenção e conhecimento legal e técnico que são expertises do profissional contábil”, pontua.

A contadora Patrícia Alves, comenta sobre os principais erros no momento do preenchimento da declaração de IRPF e quais são as consequências para os contribuintes que caíram na malha fina. “O não envio de alguma informação, por desconhecimento ou por não estar com a informação naquele momento, não planejou, enviou de qualquer jeito e caiu na malha fina. Se você recebe pensão alimentícia para os filhos, normalmente cai em malha fina porque a pensão é judicial, mas a Receita Federal desconhece, então o órgão vai solicitar que o declarante envie as informações sobre o processo. Os problemas que isso pode ensejar são: bloqueio de CPF,  impossibilitando a realização de qualquer operação, como até uma simples movimentação bancária, além disso pode gerar alguma multa, porque o contribuinte não declarou algum rendimento que deveria ou declarou algo que não poderia”, explica.

Conheça os 10 temas sobre IRPF que serão divulgados no Sistema Jangadeiro de Comunicação

1. Rendimentos variáveis (bolsa de valores)
  2. Auxílio/benefício emergencial
  3. Previdência privada – diferença  vgbl e pgbl com foco no IR