O presidente do CRCCE, Fellipe Guerra, tem artigo de opinião publicado no portal Focus
O artigo de opinião intitulado “Os desafios da contabilidade em 2022”, de autoria de Fellipe Guerra, presidente do CRCCE, foi publicado no portal Focus no último dia 26.
No primeiro parágrafo, o autor faz uma contextualização sobre o atual cenário pandêmico e os avanços tecnológicos oriundos deste período. Tais avanços, estipulados em um salto de 10 anos por especialistas, impactou toda a cadeia de negócios. “Do mercadinho a redes de supermercados, o fato incontestável é: aqueles que conseguiram se atualizar, além de se manterem no mercado, obtiveram um aumento em suas vendas, assim como aqueles que não conseguiram implantar soluções digitais em seus negócios foram obrigados a fechar suas portas do mercadinho a grandes redes de supermercado”.
No segundo parágrafo, Fellipe afirma que este cenário não se abstém da área contábil, pelo contrário, o autor pontua que quando se pensa em novas tecnologias, ferramentas de automação, inteligência artificial, atualização profissional, atendimento personalizado, e conformidades com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todos esses temas levam para a mesma direção, a contabilidade.
Já no terceiro, Fellipe responde a pergunta que norteia o seu artigo, que é os desafios da contabilidade em 2022. Ao tal questionamento o autor aponta duas situações como sendo os principais revés: “a resistência de atualização por uma parcela dos profissionais contábeis e a falta de infraestrutura para a implementação dessas novas ferramentas nas organizações”. No entanto, seu ponto de vista sobre esses fatos não é pessimista, Fellipe enxerga como um momento propício para a classe contábil arregaçar as mangas e buscar atualização nas áreas mais requisitadas no momento, tais como tecnologia, gestão de empresa e noções de marketing para empresas.
No quarto, o professor reflete sobre a contabilidade 4.0, como parecia ser uma tendência do futuro e que agora é o presente no dia a dia dos contadores e empresários contábeis. “Lógico que é imprescindível para um contador conhecer informações técnicas sobre a atividade profissional, mas saber fazer uso de aplicativos para ter uma comunicação direta com seus contratantes significa uma economia de tempo, assim como a adoção de sistemas de gestão que proporcionarão celeridade à atividade. Isso faz uma grande diferença na entrega dos resultados para os clientes”.
Já no penúltimo parágrafo, o autor é mais incisivo em seu ponto de vista “já basta dessa visão que o contador é aquele profissional atrelado apenas ao serviço burocrático”. Fellipe adverte que a tendência é que os contadores se tornem profissionais estratégicos, consultivos e antenados com as novas tecnologias.
Por fim, o presidente escreve que hoje à frente do CRCCE conta com a presença de empresários contábeis, profissionais de excelência que já desenvolveram essa visão estratégica, consultiva e criativa. E conclui afirmando que é essa cultura que pretende levar para toda a categoria contábil em sua gestão.
Para ler o artigo na íntegra, basta clicar no link abaixo:
https://www.focus.jor.br/os-desafios-da-contabilidade-em-2022-por-fellipe-guerra/
Equipe de Comunicação do CRCCE
Contato: imprensa@crc-ce.org.br