Sefin acata pedido do CRCCE para acelerar acesso aos dados dos contribuintes
Para facilitar o acesso dos contadores ao portal da Secretaria Municipal das Finanças, o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará sugeriu que a Sefin forneça novas ferramentas para obter maior celeridade no cumprimento das obrigações acessórias, aliado a uma maior segurança desses acessos de forma certificada, em observância à nova lei geral de proteção de dados. O pedido foi acatado pela Secretaria.
De acordo com o vice-presidente de ações institucionais do CRCCE, Eliezer Pinheiro, afirma que o pedido de auxílio feito ao Sefin facilita o trabalho dos escritórios de contabilidade e das empresas.
“Na hora em que o contador tem acesso mais célere a esses dados, facilita imensamente o cumprimento da sua obrigação acessória de prestar a informação mensal de quanto é o imposto devido mensal de quanto é o imposto devido mensalmente na apuração para a Secretaria de Finanças”, disse ele.
Eliézer ainda afirma que se tem buscado aprimorar o uso de novas ferramentas afim de modernizar os sistemas de serviço público e dar maior celeridade às obrigações dos órgãos. Para o vice-presidente, com o aprimoramento dos meios virtuais de atendimento de demandas, pois afeta diretamente a quantidade de pessoas que teriam necessidade de buscar os serviços de forma presencial.
O Ofício 458/2020 foi enviado em setembro e trazia as sugestões de permitir acesso ao Portal da SEFIN, via Webservice, por meio de Certificado Digital do Contador, com os devidos poderes delegados através de Procuração Digital dos contribuintes, facilitando a integração entre o Software Contábil. Além disso, propor a importação das notas fiscais de serviços tomados de outros municípios e digitados manualmente, também, via Webservice. A medida contribuiria para agilizar a baixa de notas.
Por Rebeca Quirino