Palestras do Sincasp defendem participação na gestão do setor público
No segundo turno do ciclo de palestras do Sincasp, desta quinta-feira (9), foram ministradas as palestras sobre Irregularidades Auditadas nos Demonstrativos Contábeis no Setor Público e Controladoria na Administração Pública, com os professores Vitor Maciel e Marcus Vinicius, respectivamente.
O auditor do TCM/BA e professor, Vitor Maciel, falou da importância do profissional da contabilidade não ser uma figura omissa dentro do setor público, que apenas registra as informações. “O setor contábil tem que ter relação com tudo da gestão, do almoxarifado a administração, principalmente para contabilidade patrimonial. Muitos processos do setor público não correspondem ao real, e o contador está lá registrando isso. Se o profissional é omisso, ele também é culpado da má gestão do setor público”, ressaltou o auditor.
Para Maciel, “se nós não ressignificarmos o nosso papel no setor público, nós ficaremos para trás. Só lançar os dados no sistema sem questioná-los, nos faz coniventes. As demonstrações contábeis do setor público, em sua maioria, não são tão transparentes, nós temos que torná-las mais transparentes”, enfatizou o auditor.
Já o PhD em Organização e Administração de Finanças Públicas e professor, Marcus Vinicius, disse que o profissional tem que conhecer bem as leis de responsabilidade fiscal, de transparências e de acesso à informação na controladoria de administração pública. “As informações da administração pública é um direito dos cidadãos. Há profissionais que acreditam que só devem passar as informações sobre os gastos públicos quando solicitados em audiência de prestação de contas, mas é um direito de qualquer pessoa saber”, enfatizou.
“O profissional de controladoria tem que se envolver mais no trabalho da administração pública, entender os fluxos de gestão, controle social, interno e externo. Uma atividade essencial na Controladoria é ter uma ouvidoria para saber quais são os problemas da sociedade”, finalizou Marcus Vinicius.