Palestra explica mudança do eSocial
Os contadores entenderam melhor Como se Preparar para o eSocial, tema da palestra realizada, nesta terça-feira (21), na sede do Conselho Regional de Contabilidade. Muitas das mudança estão em vigor a partir deste ano, exigindo novas rotinas do empregador e do profissional da contabilidade.
O facilitador da palestra foi gerente do departamento Alliance da Alterdata Software e especialista em SPED, Dante Barini, que destacou o alcance “a todos os empregados” do eSocial. “Não existe diferença se o empregado for MEI, Simples Nacional, empregado do Estado, do município ou forças armadas, e até o terceiro setor,” explicou.
Barini deu ênfase à inclusão do Reinf, quando se trata de prestação de serviços entre pessoas jurídicas. “Quando ele (eSocial) entrar, também haverá o Reinf, um programa associado. Empresas que compram ou prestam serviços de mão de obra entre pessoas jurídicas precisarão fazer. Nós estamos mudando as coisas, simplificando, somente temos que aprender”, completou.
Outros temas abordados foram a importância da integração corporativa, a relação do contador com a empresa, os cuidados que devem ser tomados com a certificação digital e procuração eletrônica.