Delegado de Iguatu fala sobre contabilidade em tempos de crise
Contabilidade: esta ciência oferece informações estratégicas, recomenda e assessora o empresário nos momentos difíceis, que precisam ser suplantados.
Um dos assuntos mais comentados atualmente é a crise financeira que estamos passando. Estamos vivendo, realmente, momentos turbulentos: aumento da carga tributária, desemprego no patamar dos dois dígitos, inflação alta e uma elevada alta de juros.
As perspectivas não são animadoras e as incertezas no ramo empresarial estão evidentes, levando os empresários a reverem sua modalidade tributária, cortar despesas com pessoal, concessão de férias coletivas e outras tantas estratégias para permanência no mundo dos negócios.
Neste conturbado cenário, muitos empresários veem o copo meio cheio; outros, meio vazio. Todas as crises encerram riscos, mas abrem, simultaneamente, novas oportunidades. Todos nós sabemos que a economia global enfrenta desafios difíceis e exigentes, e não estamos imunes e nem podemos ficarmos alheios a esses desafios. E como se manter ou crescer diante disso?
Uma grande ferramenta é a Contabilidade. Esta ciência oferece informações estratégicas, recomenda e assessora o empresário nos momentos difíceis, que precisam ser suplantados. Mas também em momentos de bonança, quando se analisam investimentos e estuda-se os custos e formação de reservas.
Sem dúvidas, esse é o período que os empreendedores devem criar uma aliança de trabalho com os contadores para que sejam tomadas medidas eficazes de tal forma que não comprometa suas operações comerciais.
Em tempos nebulosos, o contador torna-se vital para a sobrevivência das empresas. Mas para isso, é necessário que o profissional seja flexível à legislação brasileira, estando sempre a par das questões econômicas, financeiras, fiscais e tecnológicas, onde o contador irá poder realizar o serviço com a melhor presteza possível.
Por
Ramon Sena
Contador