Prefeito Ivo Gomes: “Os peixes de vocês são os meus peixes”
“Os peixes de vocês são os meus peixes”, disse o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, ao final da reunião que teve, nesta sexta-feira (13), com a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha. O encontro, agendado inicialmente como uma visita de cortesia, transformou-se numa reunião de trabalho, em que prefeito e contadores “venderam seus peixes”.
A audiência foi no gabinete do prefeito, 13 dias após a posse do novo gestor, e sinalizou a abertura de diálogo entre a Prefeitura e a classe contábil sobralense. Também participaram o coordenador do CRCCE na região Norte, Felipe Félix; o delegado local da autarquia, Elielder Clares; o presidente do Sindicato dos Contadores, Plínio Rocha; o contador Parcélio Júnior; e o secretário municipal de Finanças, Ricardo Teixeira.
A presidente do CRCCE sugeriu a criação do Conselho de Contribuintes de Sobral com reuniões periódicas e representantes da classe contábil. “Como o Fórum que já funciona na Receita Federal, onde temos conseguido, pelo diálogo, várias mudanças”, afirmou. Sugeriu também a criação de um Contencioso Administrativo-Tributário no âmbito do município, com assento assegurado ao CRCCE, para facilitar a solução de possíveis conflitos entre o fisco e o contribuinte. “Como já acontece na Sefin de Fortaleza”, exemplificou Clara Germana. A resposta do prefeito veio na hora. “Essa é uma prioridade nossa”, prometeu.
A presidente também estimulou Ivo Gomes a entrar “com urgência” na Redesimples, coordenada pela Junta Comercial do Estado. “Para facilitar e agilizar a abertura de empresas, e evitar que elas se instalem em outros estados”, argumentou. “Simplifica o licenciamento, repassando a confiança para o empreendedor”, completou. O prefeito reforçou o compromisso de desburocratizar o registro. “Quero fazer tudo que a lei me permitir, para simplificar a abertura de empresas em Sobral”, afirmou. Uma série de reuniões ficou pré-agendada com o secretário de Finanças, para avançar no diálogo.
Os “peixes” de Gomes
“Eu também quero vender meu peixe”, retrucou o prefeito. Ivo Gomes anunciou a realização do cadastro de todos os imóveis de Sobral, por meio de um programa estadual, que reduzirá a falta de informações e as informações desencontradas na hora de registrar uma empresa. E confirmou o projeto de modernização da administração tributária do município, a partir do empréstimo, já assegurado, de R$ 9 milhões, do Banco Mundial.
Gomes também pediu a participação e o apoio dos contadores para a criação de premiações para profissionais da contabilidade que, no desempenho da profissão, ajudem o Município a ampliar suas receitas junto aos governos do Estado e da União. Uma das premiações seria dada aos profissionais que mais destinarem parte do imposto de renda pessoa física a pagar para o Fundo da Criança e do Adolescente-Funcriança de Sobral.