Presidente Clara adverte candidatos no início da campanha eleitoral
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, advertiu os candidatos a prefeito e a vereador para a exigência da contratação de um contador para realizar a prestação de contas das campanhas eleitorais. “Muita gente não está sabendo, muita gente não está tomando as medidas (exigidas pela Justiça Eleitoral) e pode ser eleito e não ser diplomado”, afirmou.
O alerta foi feito nesta terça feira (16), no primeiro dia das campanhas, durante uma entrevista à Rádio Assunção. A presidente foi sabatinada por três jornalistas de política e respondeu pergunta dos ouvintes. “Aquela derramadeira de dinheiro vai ter que acabar”, previu, numa referência aos candidatos que resistem ao fim do chamado caixa dois. “O contador só assina as receitas e despesas que ocorrerem dentro da lei”, continuou.
Clara Germana também orientou os candidatos a só iniciar de fato a campanha, depois de obter o CNPJ e a conta bancária da candidatura e aconselhou a adoção de novos métodos. “O candidato deve fazer o planejamento da campanha dentro do limite que ele tem”, afirmou. Ela sugeriu ainda que o eleitor e adversários acompanhem a prestação de contas pelo Portal da Transparência e que denunciam os casos suspeitos de irregularidade.