CFC: Sessão solene na Câmara dos Deputados comemora Dia do Profissional
A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta segunda-feira (25/4) alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade. O vice-presidente de política institucional do CFC, Joaquim Bezerra, representou o presidente José Martonio Alves Coelho no evento e afirmou que nestes 70 anos a contabilidade brasileira evoluiu no tempo e incorporou novos papéis.
“A contabilidade coleciona transformações efetivas, seja no aprimoramento de seus conceitos, seja na modernização da gestão operacional, seja na oferta de instrumentos de controle e de transparência, seja na mudança do perfil dos profissionais da contabilidade”, disse.
Ele destacou ainda a importância da juventude na carreira. “O Brasil conta com mais de 400 mil estudantes de ciências contábeis, mais de 200 mil profissionais, dos 530 mil registrados, têm até 35 anos”. Ele lembrou que o CFC tem um projeto específico para o fomento e desenvolvimento do empreendedorismo e da formação de jovens líderes, o Jovens Lideranças Contábeis.
O vice-presidente destacou ainda o papel central que a contabilidade desempenha nas organizações. “Nosso papel é reunir e disponibilizar informações confiáveis aos gestores e, assim, influenciar na melhor tomadas de decisões”, afirmou. Bezerra mencionou a contribuição do conselho em temas legislativos de interesse da classe e de toda a sociedade.
“Participamos de maneira direta na Reforma do Código Comercial, na atualização da Lei 4.320/64, na discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº45, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal, nas sucessivas mini-reformas eleitorais e em tantas outras matérias que envolvem a contabilidade”, disse.
Bezerra disse também que o Estado Brasileiro tem à sua disposição, diversos mecanismos de transparência e gestão. Ressaltou que o CFC tem apoiado a criação de observatórios sociais pelo país e disse que é dever da contabilidade incentivar todas as formas de combate à corrupção.
(Do: http://novoportal.cfc.org.br)