Palestra aborda as regras para apresentação de informações ao Coaf
O Conselho Regional de Contabilidade promoveu, na manhã desta sexta feira (29), palestra sobre as regras para a apresentação de informações ao Coaf, ministrada pelo especialista em Finanças e Gestão empresarial, Wellington Andrade. O objetivo do evento foi apresentar aos participantes a importância da atividade contábil para combater a corrupção e a lavagem de dinheiro.
De acordo com Andrade, a lei 12.683/2012 introduziu a obrigação, aos profissionais e organizações contábeis, de comunicar ao Coaf, sempre que houver operações que necessitem de uma análise mais criteriosa por parte do órgão. “Quando não houver indícios de ocorrência de crimes, deve ser emitida, até dia 31 de janeiro, a Declaração Anual Negativa referente ao ano anterior.” Afirma.
São obrigados a fazer a declaração os profissionais e organizações contábeis que trabalhem em serviços de assessorias, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência em operações de financeiras, de alienação ou aquisição de direitos sobre contratos, de compra e venda de imóveis, de gestão de fundos, de abertura ou gestão de contas bancárias, de criação, exploração de sociedades, entre outras operações.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras-Coaf, mantêm Acordo de Cooperação Técnica para troca de informações sobre profissionais e organizações contábeis obrigados a emitir Declaração Anual Negativa ao Coaf. A parceira permite o compartilhamento de dados de mais de 80 mil profissionais.