20º CBC: Clara Germana “apresenta a casa”
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, apresentou Fortaleza, em discurso feito nesta sexta feira (29), na solenidade de lançamento do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade. “Sendo uma anfitriã, permitam-me que lhes apresente a nossa casa”, disse a Clara Germana, dirigindo-se ao presidente do Conselho Federal, José Martonio Alves Coelho, à presidente da Abracicon, Clara Bugarim, aos colegas presidentes dos estaduais. Veja na íntegra o discurso:
“Senhoras e Senhores, boa noite.
Quero começar esta minha fala, pedindo a permissão de chamá-los de amigos.
É com esse espírito, de um amigo que abre as portas de casa, que me coloco aqui.
Primeiro, como presidente do Conselho anfitrião de um encontro com os presidentes do sistema CFC/CRCs que durou este dois dias, e que foi intenso e produtivo.
Depois, coloco-me como representante de uma classe com mais de 13 mil profissionais que, em setembro próximo, estará de braços abertos, para acolher os colegas de todo o Brasil, e do exterior, que aqui estarão fazendo, o maior encontro da contabilidade já realizado neste país.
Amigas e amigos,
Ao dizer-lhes algumas poucas palavras, quero evocar aqui, com a autoridade de ser uma cearense, de espírito resistente, que enfrenta a terra seca e a mata espinhenta da caatinga.
O espírito corajoso do jangadeiro, que enfrenta o sol inclemente, a escuridão e as tormentas do mar.
O espírito persistente da rendeira, que tece as tramas mais perfeitas, sobre almofadas recheadas de saudade e poesia.
Para que, amigas e amigos, com persistência, coragem e resistência, construirmos juntos o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.
Sendo uma anfitriã, permitam-me que lhes apresente a nossa casa.
Na nossa sala de visita, temos o sol o ano inteiro, as praias com paisagens diversas, muitas opções de esporte, lazer e contemplação, o mar de águas sempre mornas e a brisa forte para refrescar.
Cada compartimento desta casa tem uma atração que assegura sucesso ao nosso turismo de eventos.
Há um quarto para a culinária do peixe, do camarão e da lagosta; o baião de dois, a carne de sol, a rapadura, e a tapioca com o cheiro do sertão; sucos e sorvetes das nossas frutas tropicais.
Outro quarto é para a rotina agitada e alegre de uma cidade marcada por milhares de bares e restaurantes, casas de show e barracas de praia. Aqui repousam os forrós. Aqui repousam os shows de humor.
Mais um quarto é para a simpatia e hospitalidade que se sentem nesta cidade. Por isso, também, ela é um dos mais procurados destinos turístico do país. Sabemos e gostamos de receber bem. Porque, muitas vezes, já avaliamos a importância de ser bem recebido, ao buscar oportunidades de trabalho na cidade de vocês.
A casa é grande, cabe todos vocês.
No escritório, temos a infraestrutura turística de um aeroporto com voos diretos para cercar de metade das capitais brasileiras, na frequência de até cinco voos por dia. Uma rede hoteleira versátil de pousadas e hotéis das principais bandeiras em operação no país. Um Centro de Eventos, onde estamos agora, que cada um de vocês bem pode avaliar sua grandeza e funcionalidade. E um parque de empresas de eventos e de turismo receptivo que são uma tranquilidade para qualquer congresso.
Finalmente, temos a área de apoio auxiliares, onde estão sendo planejadas todas as providências de recepção, traslados e segurança. E a cozinha, onde está sendo elaborado um cardápio de palestras com grandes nomes; e discussões científicas de temática atualizada e com os maiores especialistas da contabilidade contemporânea.
Amigas e amigos,
Encerro estas palavras lembrando o tom de desafio que temos encontrado nas palavras estimuladoras do presidente do nosso Conselho Federal, José Martônio Coelho, como também as atitudes de compromisso e dedicação da presidente da Academia Brasileira de Contabilidade, Maria Clara Bugarim, a quem peço, a todos, o reconhecimento do aplauso.
A mensagem, que gostaria que cada um levasse consigo. é a de que este tempo que nos resta, até setembro, não será um tempo de crise, mas de su-pe-ra-ção.
E a de que este lugar, onde vocês pisam agora, e que voltarão no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, tem um nome que traduz a própria classe contábil brasileira: for-ta-le-za.
Muito obrigada.”